Representa uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A cada ano, suas atividades são realizadas na estação da primavera com o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Em setembro de 2018, o Herbário “Irina Delanova de Gemtchujnicov” (Herbário BOTU) do Instituto de Biociências promoveu, pela primeira vez, atividades dessa temporada cultural que incluíram mostra de fotografias e aquarelas botânicas, exposição de exsicatas (amostras de plantas prensadas e secas em estufa) que representam a flora regional, filmes sobre a arte botânica, palestras, oficinas de coleta de material botânico e preparo de exsicatas para estudantes do Ensino Fundamental, oficina de ikebana (arte de montar arranjos de flores), apresentações musicais e um piquenique comunitário.

Participaram dessas atividades, docentes, alunos de pós-graduação e graduação e estudantes do ensino fundamental de escolas de Botucatu.