Local de educação, lazer e acessibilidade social que, por meio de atividades multidisciplinares e interativas visa atuar, sobretudo, na disseminação da cultura científica, estimulando a curiosidade e a construção do pensamento crítico.

Embora a ideia de sua implementação seja de 1964, ano de início da criação do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, somente no ano de 2018 foi feita a elaboração de um projeto arquitetônico e de um planejamento articulado entre o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada para implementação de um espaço físico destinado à realização de atividades educativas e de divulgação científica abertas ao público da cidade de Botucatu e região.

Sua construção, próxima à área de entrada do Jardim Botânico do Instituto de Biociências, encontra-se em fase de captação de recursos junto à iniciativa pública e privada, por meio da elaboração de propostas vinculadas a editais e emendas parlamentares.

O Escritório Targa & Targa Engenharia e Arquitetura elaborou um projeto arquitetônico de edificação do Espaço Ciência IBB, doado ao Instituto de Biociências pela arquiteta Andrea Targa, responsável por sua concepção.